Caza Wilfrido: uma parte da história da Serra Gaúcha


Em 1875 teve início a história da Caza Wilfirdo, quando a família Beretta migrou da cidade de Milano, Itália, para Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Em 1910, o casal José e Eliza Baretta, da segunda geração da família, estabeleceu-se em Gramado, onde tiveram doze filhos e construíram um casarão bucólico como residência. Mais de cem anos depois, em agosto de 2013. a propriedade foi adquirida por Wilfrido Augusto Marques para se tornar a Caza Wilfrido.

As reformas no casarão começaram rapidamente, mas com cuidado de preservar a construção centenária e todas as características da época. Os principais aspectos do prédio de arquitetura italiana, com referências alemãs e pedras de basalto, foram levados em consideração, como sua beleza, sua imponência e seus detalhes. Além de todas as características arquitetônicas, algumas das marcas do tempo e de uso foram conservadas, preservando assim um pouco da história de Gramado e região.

A transformação do antigo casarão em Caza Wilfrido, incluindo o muro externo e a expansão do térreo onde hoje estão localizados os salões Bari e Duomo, foi feita empregando elementos modernos que ajudaram a dar um ar de sofisticação ao espaço. E o resultado foi um lugar único, projetado para receber os mais diferenciados eventos do Rio Grande do Sul.