Por que maio é o mês das noivas?

Todo mundo sabe que maio é o mês das noivas. Mas quem sabe o motivo? Tudo indica que seja por causa de uma tradição do hemisfério norte, onde a chegada de maio era celebrada com flores em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que atinge a plenitude no norte nesta época do ano. Além disso, as flores e a feminilidade características de maio neste hemisfério fez com o mês fosse relacionado com as mães e Maria, o que explica a data para o dia das mães.

Outra teoria destaca a importância da astrologia e dos cultos pagãos. Com o clima ameno e a natureza exuberante nessa época do ano no hemisfério norte, diversas tradições pagãs da Antiguidade comemoravam um festival que promove o casamento cósmico entre o masculino e o feminino. Nesta festa, era tradição os convidados degustarem um bolo de aveia ou cevada, que seria o precursor do bolo de casamento.

Acreditava-se também que as uniões nasceriam com estabilidade, solidez e consistência sob a influência de Touro, signo governado pelo planeta Vênus, regente do amor e da beleza. Das tradições pagãs derivam ainda diversos hábitos que persistem até hoje: os arranjos de flores, guirlandas, tiaras com motivos florais e o buquê da noiva. Todos são elementos que representam a fertilidade e que foram incorporados na tradicional celebração cristã do casamento.